Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona

Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona
Baixe e leia o Código Ético, em espanhol

EXPLICANDO AS VEREDAS: IMPERADOR E PAPA

Caminho do Imperador, arcano IV:

http://skparrott.wordpress.com/2011/01/18/arriving-at-valdelavilla-spain/


Escolhi esta imagem para o Imperador porque antes de mais nada ela mostra construções em pedra, o que sugere estabilidade e também rigidez ou inflexibilidade: é difícil mudar estruturas deste tipo, pois elas já são originalmente projetadas e criadas por mentes que desejam a permanência do que realizam, bem como deter o controle sobre tudo o que lhes diz respeito. Por outro lado, podemos ver que organismos mais frágeis, como a hera, encontram suporte e segurança para se apoiar, justamente por sua solidez. 
Embora a vegetação cresça livremente, a trilha em si abre-se em clara definição (como se dissesse que as plantas não são de sua alçada) e leva-nos para fora dos muros, para o mundo externo
Enquanto esses muros sólidos dão proteção ao mundo vegetal mais feminino, a orientação do seu caminho parece nos dizer que de nada adianta ficar para sempre protegido do que há lá fora. Convida-nos, portanto, a explorar e testar o que aprendemos anteriormente no mundo materno da Imperatriz, através da aplicação desse aprendizado primordial na interação com o externo.  
Este caminho, portanto, diz que é hora de crescer e sair, para realizar-se no mundo concreto e material.
....................................................................... 

O caminho do Papa, arcano V:

http://www.aspoonfulofsugardesigns.com/2011_02_01_archive.html




O caminho do Papa gerou certa unanimidade interessante nas reações. A maioria prendeu-se à rejeição pessoal pelo frio retratado e acabou perdendo o foco do essencial: antes de qualquer outra consideração, trata-se de uma ponte (e, para quem a conhece, também ficou mais fácil, pois é uma ponte sagrada na cidade de Nikko, na China).
O Papa, ou pontífice, é (idealmente) uma ponte entre terreno e espiritual; é a conexão que permite a integração entre nossa atuação no mundo material e o conhecimento dos mistérios impalpáveis que regem a existência. É fácil inferir que, para que essa integração seja fluente, a necessidade da definição de uma moral ou conduta próprias é imperativa, pois é isso que oficializasacraliza ou sacramenta o que nos guia.
Há mais neve em cima, à esquerda, bem como vegetação mais seca, do que do outro lado, à direita, o que sugere a passagem que possibilita conhecer do mais frio ao menos frio, do que morre ou hiberna ao que renasce ou viceja , dependendo do nosso momento. 
Essa passagem se dá por cima de águas turbulentas e, como se pode deduzir, geladas. É na travessia e na reflexão que ela possibilita que nos alçamos acima dos eventos e crises terrenas e vamos definindo os princípios pelos quais nos deixamos conduzir, bem como solicitamos respostas para a compreensão das dinâmicas entre vida, longevidade, saúde, doença, cura, morte

7 comentários:

  1. Muito interessante! Enquanto lia suas explicações Ivana, sentia como um frescor na alma, sensação de vôo mesmo!
    Como se me desligasse de tudo que é do mundo..já formatizado..e enxergasse o mesmo mundo lá do céu..livre..e consciente..
    Gratidão amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Ines! Fico mto feliz e mto grata, querida!
      Aguarde, que vem mais logo, logo...rs.
      Bjss

      Excluir
  2. Creio me aproximei, Ivana . Qdo comentei "instinto e razão" ou "civilização e natureza" , está implicito o agente que procura a união equilibrada entre essas duas caracteristicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalsan, vc pescou a essência da coisa, sim. Só o que acontece, dentro da minha visão, é que vc tem pressa...rs. É como se não se desse o tempo de captar e expressar mais claramente a realidade per se; já sai inferindo ou poetizando...rs. Mas acho que isso é pq possivelmente teu caminhar inclui mto de intuição.
      Em breve tem mais!
      Bjss

      Excluir
    2. o resumo da ópera é intenso.onde se le ""pressa"' , se entende em verdade Intensidade.

      Excluir
  3. - Oi Ivana, este seu trabalho todo está muito interessante.

    - Escolhi falar do Arcano 5 por "ligação natural".
    - A ponte é uma característica fundamental deste Arcano. Eu não reconheci de onde era essa ponte, mas o cenário todo expressa paz, silêncio, reflexão e espiritualidade - tudo a ver com o Papa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julio,

      Pois é, e mesmo assim mta gente falou da sensação de gelidez, de aridez e coisas assim. Como digo, este exercício ajuda a devolver a capacidade de enxergar o que está à sua frente, real e concretamente, antes de inferir sensações e viagens mentais, que, aliás, nove vezes em dez, são mais projeções pessoais do que deduções verdadeiras a partir de uma base dada.
      Bjs, grata pelo comentário e participação.

      Excluir