Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona

Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona
Baixe e leia o Código Ético, em espanhol

domingo, 4 de julho de 2010

Fruto da Temperança

http://image56.webshots.com/156/4/51/20/391745120ZJbNWi_ph.jpg


Algumas pessoas me dizem que não gostam da Temperança, o arcano 14.
Dizem que é uma paradeira, que a vida não anda, que nada acontece. Não estão totalmente erradas, mas se esquecem do outro lado da coisa.
Este texto é para elas.

São Paulo amanheceu calada, arrastando a alma velha e a boca exausta.


Só quem berra é a faxineira do prédio vizinho, que conversa com a colega, num tête-à-tête sertanejo, como se fosse surda ou como se não quisesse ouvir. Ou como se lhe tivessem dito que toda educação, bem como toda moralidade, estava  definitivamente revogada.

Só quem berra é o executivo chinfrim parado na calçada, num embate íntimo de alma entre a vida cinza-Securit e o acid trance desejado, como se fosse lerdo, ou como se não soubesse ouvir. Ou como se lhe tivessem dito que toda decência, bem como toda individualidade, fica definitivamente abolida.

Só quem berra é a ex-garota na calçada, num cabo-de-guerra esquizoide entre o celular e a chave do carro, como se fosse doida, ou como se não lhe adiantasse ouvir. Ou como se lhe tivessem dito que toda interna juventude, bem como toda elegância, fica imediatamente condenada.

Só quem berra é meu ego, em estertores de meia-idade, como se eu fosse insana, ou como se não suportasse ouvir. Ou como se me tivessem dito que toda boa nova, bem como toda esperança de melhora, fica inexoravelmente suspensa.

Fora, nada acontece. Na realidade, nada acontece. São só barulhos e o espernear habitual de grandes cidades, mas, no fundo, nada acontece.

No entanto eu, um eu feito de outra fibra e que verdadeiramente comanda meus sentidos, bem, esse eu repentinamente me surpreende, pois sempre percebe o ninho de onde já nasceram seis gerações de passarinhos azuis.

E teria sido impossível aprender isso a meu respeito, se a vida não tivesse pausado um instante.


texto postado originalmente no blog http://www.yubliss.com/blog/7262