Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona

Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona
Baixe e leia o Código Ético, em espanhol

EXPLICANDO AS VEREDAS: A MORTE

O caminho d'A Morte, arcano sem nome ou XIII:

http://www.trekearth.com/gallery/Europe/France/North/Ile-de-France/Versailles/photo1192416.htm


Uma paisagem fria e árida; momentaneamente uma vereda paralela; tudo tão limpo, sem excessos; um homem solitário e um vislumbre de algo novo que se abre ao longe, mas que ainda não podemos ver bem.

Em geral, consideramos essas árvores como "mortas", mas na verdade elas estão apenas hibernando, transformando-se e cumprindo um ciclo que se repete desde o princípio dos tempos. Portanto, certamente irão reviver quando esta fase estiver terminada. Ao contemplá-las, penso no quanto a vida flui mais facilmente para aquele que é capaz de acatar as etapas básicas da vida. Se pudermos reconhecer quando é hora de nos recolhermos, ao invés de lutar contra o inevitável, adiante poderemos renascer.

O homem à direita, opta por não enfrentar o caminho principal: segue paralelo ao caminho que entendemos como central. Afinal, ao menos neste momento, não se vê bem o que pode vir pelo outro lado. Longe de ser covardia, essa solução revela cabeça fria, aceitação e entendimento da realidade com a qual ele é forçado a lidar. Mesmo tendo que passar por este caminho sem companhia, solitariamente, ao longe vemos que outros por aqui já passaram. É, portanto, algo comum a todos nós, embora deva ser vivido particularmente.

Uma coisa que chama a atenção é a ausência e, realmente, este é o caminho da limpeza, da liberação e da purificação. Momento de recolher-se e poupar energia e matéria, cortar os excessos e, mais importante, de olhar para a vida com olhos de realidade, sem enfeites, sem distrações. Afinal, imagine caminhar pela neve escorregadia, encarando um vento gelado, carregando pacotes agora sem utilidade, como as roupas de verão... Para trilhar este caminho, portanto, o herói deve deixar para trás tudo o que não tem aplicação no presente e tudo o que já terminou. Para isso, deve, antes, refletir calmamente, enxergar o que já cumpriu seu tempo e então aceitar que tudo tem começo, meio e fim, pois só assim realmente alcançará a compreensão de que todo fim também implica, automaticamente, em novo começo.




Um comentário:

  1. a Morte, puxa, acho que fui na raiz da morte...rss gostei do q escrevi, até que enfim.....rss

    ResponderExcluir