Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona

Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona
Baixe e leia o Código Ético, em espanhol

EXPLICANDO AS VEREDAS: LOUCO e MAGO

Agora que todo mundo já teve tempo pra dar uma olhada nas imagens, apresento as reflexões que me levaram a essas escolhas. Em destaque estão os atributos (como eu disse antes, quase todos..rs) de cada Arcano Maior.

Louco, arcano Zero



http://www.mooseyscountrygarden.com/chelsea-flower-show/chelsea-flowers-on-show-6.html


Este caminho é, antes de mais nada, inusitado, diferente, fora do padrão. É também lúdico, criativo e descompromissado. Os desenhos do chão sugerem idas e voltas ao bel-prazer, apenas por ser artístico e divertidoNo entanto, ele não se perde em si mesmo: deixa ver que há sempre mais, quando vamos em frente
As flores ao largo são organismos vivos e o caminho parece capaz de perceber a beleza singular de cada ser vivo. Assim, vai seguindo o próprio instinto, tocando a todas, mas sem se fixar definitivamente em nenhuma. Diz-se do Louco que ele também rege o inesperado e creio que é justamente na sua interação sem raízes que o imprevisível passa a ser uma possibilidade.
Embora seja um caminho atraente por todos esses atributos, afetivamente ou emocionalmente não convida a ficar. Afinal, tanta coisa junta, se vivida permanentemente, tende a perturbar o equilíbrio. No entanto, é nos caminhos do Louco que reaprendemos a humildade de abrir mão do controle racional, a ouvir nosso instinto, a sair do rebanho igualzinho, a nos divertirmos fora da rotina e a expressar algo nosso genuíno.
....................................................................... 

O Mago, arcano I:

http://www.flickriver.com/photos/tags/stellarlandscapesltd/interesting/



O caminho do Mago de cara diz que há várias possibilidades para avançar, cada uma delas bem marcada e também sugere que a escolha será sempre pessoal, pois define uma parte importante de nosso adiante, de nosso futuro. Antes, porém, mostra claramente um ponto de partida: há um centro de onde tudo parte, um centro onde nós nos vemos, antes de dar o primeiro passo em qualquer direção. Mais comum na juventude, essa situação na verdade repete-se vida afora, mas em qualquer idade cronológica será um momento que vai sempre demandar jovialidade de mente, autoconfiança, impulso e fé no próprio taco, caso contrário ficaríamos para sempre estagnados nesse ponto inicial.
A natureza ao redor é fruto de jardinagem, não é selvagem; há planejamento, há projeção. Mas antes de sair caminhando, o local oferece a arte de brincar nos desenhos do centro, ou na experimentação dos inícios de caminhos.
Dentre outras coisas, o Mago nos ensina a rejuvenescer a mente e a aplicar isso na maneira como lidamos conosco e com nossas possibilidades de caminho.
.......................................................................


15 comentários:

  1. Muito bom pensar que o mago nos ensina a rejuvenescer a mente pois, se assim fizermos ,creio que estaremos sempre conquistando nosso espaço interior sem termos que nos preocupar com o cronológico. Este espaço cronologico exite claro mas nunca pode ser o fator delimitador de nossas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, pois é... É na reflexão sobre o Mago que, a meu ver, reconquistamos a capacidade de iniciar algo novo e aquela autoconfiança juvenil, em qualquer idade cronológica.
      Todos temos um ou outro arcano fora do eixo, o que em psicanálise se chama de neurose, talvez, e alguns deles aparentemente nos prejudicam mais, enquanto outros agem desequilibradamente mas de forma mais subliminar. E penso que, na realidade, é a dinâmica bem azeitada entre todos os arcanos o que nos abre a uma clareza maior na hora de nos entendermos mundo afora e tb mundo adentro...rs.
      Em breve postarei os textos das outras imagens e falamos mais.
      Obrigada pela participação!
      Bjs

      Excluir
  2. Boa noite querida Ivana!
    Gostei muito amiga, realmente nos faz refletir e buscar caminhos diferenciados e ao mesmo tempo, simples demais..
    Estou curiosa em saber da imagem "em busca da Imperatriz"..cheguei a falar sobre minhas impressões né..
    beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais de sua descrição, e da imagem, da vereda do louco. As pessoas geralmente o relacionam ao desequilíbrio, mas pude perceber que dá para não se perder neste arcano. O sair da rotina é fascinante... Fazer coisas inusitadas, então!... É coragem pura! E aqui vai uma dica de uma amiga: a expressão: "antes de mais nada", é ilógica e incorreta em norma culta, pois dá a entender que tudo é nada. Troque-a por "antes de tudo"! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, pena não saber quem é vc...rs.
      Obrigada pelo comentário, fico feliz e grata em saber que vc gostou.
      Obrigada tb pela dica. Prometo que tentarei aplicá-la, mas "antes de mais nada" tem uma musicalidade que "antes de tudo" não tem e, sabe como é, mesmo quando a escrita é prosa, às vezes demanda certa licença poética...rsrs.
      Seja bem-vindo(a)e espero que comente os outros tb.
      Abraços!

      Excluir
    2. Sempre que eu tiver um tempinho irei olhar, ok?! Mas não encare como crítica, por favor! Eu admiro quem ousa escrever, sou péssima nisso!
      Um abraço...

      Excluir
  4. Cara Anônima,
    Por favor, fique à vontade para comentar e criticar, qto quiser. Afinal, toda participação me alegra, pois diz que o que escrevi não é irrelevante. Apenas, se e qdo puder, identifique-se, assim não me sinto falando com uma entidade etérea, anjo ou elemental etc...rs.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Sua descrição do louco é a minha descrição do meu louco - parabéns! e impressionante ! rssrs
    o meu mago é aquilo q escrevi e confirmo: fé no proprio taco conforme vc escreveu, e dói isso nos outros, as vezes..rs e inclusive sua descrição do mago bate e muito comigo, principalmente em rejuvenescer a mente carcomida de coisas que atrapalham. Taí...to ficando assustado com esse tarot...kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... Mas os Arcanos Maiores do tarô não tem pq assustar! Referem-se (a grosso modo) a arquétipos, portanto todos os temos dentro de nós...rs. Qdo vc faz uma leitura, é um jeito lúdico de acessar o inconsciente e ver quais deles estão "favorecidos" e quais não. O jogo aponta tendências e sugere com quê lidar primeiro, o que alimentar e o que não. A menos, claro, que vc seja um adivinho, uma Madame Soraya, como eu digo...rs; aí o jogo tem o tom profético, divinatório etc. Não é meu caso...rs.

      Excluir
    2. Dona Mihanovich, a Ivana...rs....bão, continuemos com as figurinhas aguardando suas invenções...- é bom sermos tratados como aquelas crianças no pré tentando encaixar aqueles brinquedos como cubo no triangulo-kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Dalsan, não to tratando ninguém assim, não sr, quer parar??...kkkkkkkkkk
      E de qqer maneira somos todos crianças fazendo isso, qdo entramos n'algum novo território de conhecimento, po...rsrsrs.
      Hoje to moída, mas este feriado avanço com os arcanos.
      bjs

      Excluir
  6. Ahhh, tenho que dar um sorriso enorme agora!

    O Louco, arcano Zero, que quando vi, me lembrei do meu trabalho, foi exatamente o que faço.

    Talvez você nem saiba, mas eu faço uma expedição pela margem do rio São Francisco contando histórias das pessoas e dos lugares destas pessoas. Tudo intuitivo. Igualzinho esta escrito "As flores ao largo são organismos vivos e o caminho parece capaz de perceber a beleza singular de cada ser vivo. Assim, vai seguindo o próprio instinto, tocando a todas, mas sem se fixar definitivamente em nenhuma. "

    Nossa, estou encantada! Mesmo sem saber o que, de certo, isto tudo significa. Estou até meio zonza! Se quiser pode conferir lá: amoresnovelhochico.com.br ... Meu coração tá tum-tum-tum de disparado!

    Da segunda foto não me lembro o que respondi e tentei achar aqui, mas parece que minha mente esta cansada e custo a achar. Mas queria te passar esta alegria que sinto, do jeito que sinto agora, como uma forma de agradecer. Sim, o que me proporciona é exatamente isto: uma sensação de estar ligada, comunicando verdadeiramente com alguém. E comunicar significa ser entendido e não estar sozinho.

    Que barato!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria querida,

      Não lembrava, mas vc já tinha me dito, sim, sobre esse seu trabalho/missão à la Louco...rs. Acho maravilhoso encontrar um jeito de viver que foge totalmente do establishment. Louco puro!..rs
      Que bacana vc ter percebido isso na sua própria vida! É exatamente isso o que acho de mais proveitoso no aprendizado dos Arcanos Maiores do tarô: aprender a vê-los refletidos na nossa própria vida, pois esse é o jeito, talvez menos rápido,porém mais sólido, de aprender a lidar com os aspectos da nossa psique e , quem sabe, chegar a um equilíbrio na dinâmica interna que nos faça mais felizes ou realizados.

      Bjss gdes, bom te ver por aqui!

      Excluir
  7. adorei e fiquei imprecionada com sua interpretaçao,acho que voce e uma pessoa
    provida de conhecimentos espirituais e psiquicos.
    tomara que deus continue lhe abençoando com mais conhecimentos,pois assim podera ajudar aqueles que sao desprovidos desses conhecimentos,tornando mais facil tomar decisoes coerentes, que possam nos da um pouco de paz e tranquilidade nas nossas vidas .

    DEUS E A BASE DE TUDO EM NOSSA VIDAS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, agradeço imensamente seu carinho, embora na verdade eu pense que tudo isso é mais fruto de estudo e reflexão mesmo...rs. Mas quem sou eu pra dizer que não há inspiração divina no que penso, não é?...rs. E todo coração do bem me acolhendo é sempre muito bem-vindo e pelo qual sou muito grata!
      Abraços fraternos!

      Excluir