Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona

Profissional aderido ao Código Ético - Barcelona
Baixe e leia o Código Ético, em espanhol

EXPLICANDO AS VEREDAS: O ENFORCADO

O caminho d'O Enforcado, arcano XII:

http://www.artbible.info/art/large/556.html



Faço, de saída, uma ressalva: particularmente considero este um arcano dual, assim como a Torre. Acredito firme e absolutamente  que nem todo evento ou experiência são de responsabilidade unicamente nossa, nem mesmo num sentido mais subliminar ou subconsciente. 
As elaboradas, porém frágeis, explicações de certas linhas espíritas, ou a aplicação errônea do conceito oriental de karma, por melhores intenções que eventualmente possam alegar, parecem-me francamente falíveis ou, no mínimo, passíveis de debates eternos e impossíveis de apresentarem conclusões cabais. 
Há, portanto, certos eventos que credito aos mistérios, cujas razões ou funções nos são, ao menos com o entendimento terreno que podemos ter,  incompreensíveis, inexplicáveis e, muitas vezes, inaceitáveis, embora esse sentimento não os impeça, nem solucione. 
Sempre que falo d'O Enforcado, portanto, refiro-me àquilo que realmente nos cabe, ao que podemos manipular e que encerra nossa palpável parcela (ou totalidade) de responsabilidade.

Nesta imagem ("A Parábola dos Cegos", Pieter Bruegel), a primeira evidência é a reação em cadeia. Sabemos que o último homem da fila fatalmente cairá, a menos que largue mão do bastão, sua conexão com os que caíram antes dele. Podemos, então, entender como algo simbólico, representativo de que ele cai ou sofre, por agarrar-se ao que já foi

Num primeiro momento, é provável que nosso impulso seja a compaixão - afinal, o pobre homem não pode ver e, na verdade, se nos colocássemos em seu lugar, sentiríamos autopiedade. No entanto, como observadores, perguntamo-nos porque ele não larga o bastão, ao primeiro sinal de instabilidade? O que foi feito de seus outros sentidos? Não pôde ele sentir o tremor ou ouvir os gritos dos que, adiante, caem? E, antes de tudo (forma mais adequada do que "antes de mais nada", que meu amigo anônimo me ensinou...rs)  porque, em primeiro lugar, optou por prender-se a essa corrente? Certamente o personagem nos daria uma longa lista de desculpas e justificativas, e, diante daquele a quem consideramos como vítima, é realmente difícil argumentar logicamente

Quem é vilão e quem é vítima: o primeiro, possivelmente o utópico idealizador dessa cadeia fadada ao fracasso, ou o último, que alegando boa-fé ou inocência, no fundo acaba sendo apenas irresponsável consigo mesmoNa visão junguiana dos sonhos, arrisco-me a dizer, em geral todo personagem simbolicamente representa o próprio sonhador. Assim, como num sonho, os elos dessa corrente de cegos representam um ser único, que reúne em si mesmo aquele que sugere a ideia nefasta e também o que a aceita.

Diante de momentos dolorosos, cuja saída parece-nos impossível, imobilizamo-nos, sentimo-nos atados e impotentes. O Enforcado oferece-nos a libertação, sugerindo-nos rever a situação, questionar a real origem dessa imobilidade ou sujeição e refletir sobre o fato de que, muitas vezes, um aprendizado genuíno demanda a aceitação e certos abandonos, em prol da conquista da autonomia e de uma evolução verdadeira.

Traduzindo pela própria imagem acima, a verdade é que, antes do último cego pensar que só o que pode fazer é aceitar fazer parte da fila, deveria admitir que o faz unicamente porque recusa-se a aceitar sua limitação e a lidar com sua realidade presente; no fundo, ele "quer porque quer" seguir a qualquer preço.
Bem, quando, renitentes, acionamos caminhos baseados no que "queremos porque queremos", sem a ponderação prévia dos seus efeitos, das suas reais possibilidades de sucesso etc, quase sempre, adiante, nos recusamos a assumir a responsabilidade original e preferimos acusar a outro de ser nosso algoz.
O arcano XII ensina que, enquanto não olharmos para nós mesmos com honestidade, aí permaneceremos, eternamente caindo e culpando a outros pelo nosso infortúnio, quando bastaria apenas admitir o passo em falso que demos lá atrás e então abrir mão do que não nos serve mais e que, quase sempre, na realidade nunca nos serviu verdadeiramente.


3 comentários:

  1. Ok dona Ivana . Meu comentario falhou terrivelmente pq eu achei que o 1 da fila enxergava . Então , estava cego...rsss... Muito boa toda essa explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalsan,

      Olha só: não tem "falhou" ou "não falhou"... As reflexões sobre o tarô são uma academia mental...rsrs. São pra treinar a ótica, pra exercitar a arte da reflexão, pra refinar os caminhos do pensar.
      O que acho que é legal vc perceber é que, como te comentei antes, vc é mto ávido de ir aos finalmentes...rs. Esse pensamento rápido fez vc descartar informações, como o fato de que o primeiro tb é cego, sem nem perceber. E aí ficar atento em relação a essa característica na hora de lidar com o dia a dia. É assim que a gente transpõe a meditação sobre o tarô para a prática cotidiana, para o mundo concreto.
      Bjs

      Excluir